Biewer Terrier – Yorkshire Tricolor
MARÇO 5, 2012
A raça Biewer Terrier começou a ser desenvolvida na Alemanha em 1984, por Werner Biewer, que, segundo ele, foi decorrente de uma mutação genética em dois exemplares de uma ninhada de Yorkshire Terrier, cujos pais, tinham pedigree, o que, em tese, atestaria a pureza racial de ambos os filhotes. Por este motivo, o novo yorkshire terrier tricolor: preto-branco e dourado teve o nome Biewer, em homenagem ao casal que se chamava Senhor e Senhora Biewer.
Os primeiros criadores de Biewers foram Agridesheim e Sonnenhof Kennels. O VDH negou aceitação desses yorks alegando como cor errada, mais Sr. Biewers insatisfeito pela rejeição recorreu a outra entidade que os reconheceriam como sendo uma raça destinta. A ACH (Allgemeiner der Hundefreunde Club Deutschland eV) foi o primeiro clube a aceitá-los como uma raça separada com nome de registro sendo Biewers Terrier. Sr Biewers deixou assinado normas de criação e padrão da raça em 1989 mais faleceu em 1997, porém Sra.Gertudes continuou com programa de melhoramento da raça. Muitas pessoas começaram recorrer a ela com um grande interesse na reprodução da raça então, uniu-se a uma antiga amiga do casal Dagmar Przystaw para dar continuidade ao programa de melhoramento da raça.
Deste quando tudo começou até o ano de 2000 os Biewers haviam perdido boa parte de sua popularidade, pois havia muitas discussões e dúvidas sobre a coloração, desde o início viam-se fotos de Biewers com apenas duas cores na cabeça e maior parte do corpo branca, por isso Dagmar Przystaw, juntamente com Sra. Biewers resolveram então oficializar e registrar um critério para as colorações onde ficou determinado que apartir de então seriam aceitos como padrão: (azul / preto, branco e ouro), (Azul / Preto, ouro), ( Branco e ouro) em boa simetria.
Então, em 2009, o Biewer foi reconhecido OFICIALMENTE pelo FCI (Federação Canina Internacional).
PERSONALIDADE
O FILHOTE
Quanto ao padrão do biewer, a cabeça é de coloração (azul / preto, branco e dourado); (azul / preto e dourado); (Dourado e branco), em boa simetria da coloração do pêlo em volta é azul ou preto e branco. Os montantes de cada cor são de preferência pessoal sem padrões dominantes, Peito, barriga, patas e ponta da cauda é absolutamente branco. O branco do peito deve ir até o pescoço para cobrir o queixo, pêlos no ante peito, pernas, barriga e parte do queixo: branco puro.
TAMANHO
O Biewer mede 22 cm de altura ou mais e o seu peso pode variar de 1,8 kg a 3,6 kg. Biewers são pequenos, tem cabeça chata, mordedura em tesoura, olhos escuros, são altamente definido e tem o formato das orelhas em ‘V’.
CORES
- Branco;
- Azul aço e branco;
- Preto e branco;
- Quase azul aço completo;
- Preto sem a cor marrom.
A coloração ideal da cabeça é com uma boa simetria e pode ser:
- Azul, branca e dourada;
- Preta, branca e dourada;
- Azul e dourada;
- Preta e dourada;
- Dourada e branca.
PELAGEM
Dependendo da sua finalidade sua manutenção pode ser bem elevada. Famílias que desejam ter um Yorkie Biewer apenas como um cão de companhia normalmente irá escolher a tosa baby, eles precisam tomar banhos uma vez a cada 2 ou 3 semanas e deve ser penteados toda semana com um pente de ferro.
Os Yorkies Biewer que são adquiridos para participar de exposições precisam de muito mais atenção. Seus pelos são especialmente preparados para chegar ao chão, criadores que se especializam em mostrar esses pequenos cães terá que penteá-los diariamente e dar banhos a cada 15 dias.
PROBLEMAS COMUNS À RAÇA
Os cães são suscetíveis a irritações oculares, colapso traqueal, prematura doença dentária e luxação da patela. Yorkies Biewer são propensos a bronquite e cárie dentária precoce, baixa tolerância da digestão anestésico e delicado. Certifique-se de alimentar Yorkies Biewer com alimentos secos (alimentos enlatados podem ser adicionados) para ajudar a manter os dentes limpos e fortes. Alguns filhotes sofrem de paralisia dos posteriores causada por hérnia de disco e outros problemas da coluna vertebral. Mas, em geral, pode-se dizer que esta é uma raça saudável, se corretamente cuidada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário